Otimize sua obra industrial com o Design Build

Redução de custos, garantia do orçamento e otimização do tempo, sem abrir mão da qualidade. Esses certamente são os pilares avaliados por um bom gestor ao considerar uma obra de nível industrial. Alcançar esses objetivos muitas vezes é um verdadeiro desafio. 

Mas como escolher o caminho certo? Há várias maneiras. Aderir à modalidade de contratação Design Build é uma das alternativas que mais tem dado certo quando se trata de engenharia em obras industriais de grande porte.

Compreenda melhor lendo este nosso artigo.

Entendendo o Design Build

O Design Build é uma modalidade de construção bem comum nos Estados Unidos e, aqui no Brasil, está em franca expansão. Consiste no método no qual a gestão da obra é feita de forma centralizada. Assim a empresa contratada é a única responsável pela gestão de todo o processo.

Ou seja, o contratante tem com a empresa contratada um pacote de serviços que vai lhe ofertar desde o desenvolvimento do projeto, auxílio nas aprovações e licenças, até a construção final e entrega da obra.

E mais, no Design Build, utiliza-se um só contrato, assim os processos ficam unificados, e o contratante pode se concentrar no andamento da obra, dispensando a preocupação do gerenciamento de múltiplos contatos.

Em contraposição, o modelo Design – Bid – Build dispersa os esforços do projeto em diferentes contratos. Ele tem sua eficiência, mas pode causar a sobreposição na execução, uma vez que as empresas responsáveis pelo desenvolvimento do projeto e pela execução da obra são distintas e podem não conversar entre si.

Vantagens do modelo

Trabalhar com o modelo Design Build pode ser um diferencial para uma obra, uma vez que traz vantagens que impactam consideravelmente no projeto. Veja abaixo.

  • Fluxo unificado de trabalho – Com uma única empresa cuidando de todas as etapas da obra, é possível criar um fluxo de trabalho ideal. Desde a concepção do projeto até a execução da obra, todos os profissionais e empresas envolvidos entram no fluxo de trabalho quando for adequado, dando continuidade ao trabalho.
  • Minimização de conflitos – O contrato único com uma empreiteira garante que não haja conflitos entre empresas subcontratadas (e menos problemas de atrasos e até jurídicos). Isso acontece porque é responsabilidade da empreiteira gerenciar a contratação e o trabalho dos terceirizados. 
  • Otimização do tempo – os prazos de entrega são estabelecidos de forma centralizada. Logo, a execução segue um encadeamento lógico das etapas, sem sobreposições de processos. Isso diminui ociosidade na obra e faz o cronograma ser cumprido com mais rigor.
  • Garantia do orçamento – as soluções técnicas elaboradas pela construtora são planejadas dentro do orçamento projetado. Toda a obra é executada a partir do budget acordado, sem que haja aditivos e problemas financeiros com o projeto.

Design Build com a Guarnieri

A Guarnieri Engenharia já aplica, com muito sucesso, o Design Build em seus empreendimentos. Somos habituados a concentrar diversas equipes, assumindo a responsabilidade de gerenciar todo o processo, garantindo o prazo e a entrega completa das obras.

Ao contratar a Guarnieri, você está optando por uma empresa capacitada e com a certeza de uma entrega de alto nível e um padrão de qualidade diferenciado.

Contacte nossa equipe para saber mais detalhes do modelo Design Build e conhecer a Guarnieri Engenharia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *