Metodologia BIM: como aplicar em obras industriais

A metodologia BIM tem revolucionado a produtividade na execução de projetos de construção civil. BIM é a sigla para Building Information Modeling e sua relevância está diretamente relacionada com a coordenação do fluxo de informações e a organização da comunicação entre todas as partes de um projeto. 

Ou seja, a metodologia BIM é a parte do projeto que comporta toda a sistematização do cronograma, sendo o procedimento que possibilita prever problemas e contorná-los antes da execução. 

Quer saber mais? Continue lendo o artigo. 

Como funciona a metodologia BIM? 

A metodologia BIM abre espaço para resolver os problemas de forma eficaz, sem prejudicar o andamento da obra. Este gerenciamento visa que a maioria dos contratempos possam ser resolvidos antes mesmo da execução de determinada fase da obra ou projeto. 

Sendo assim, é possível aumentar a produtividade de execução, evitando retrabalhos e tempo ocioso no canteiro, fazendo com que o cronograma possa ser realizado dentro do prazo estabelecido. 

A metodologia BIM é a ferramenta essencial para a execução de um gerenciamento de obras perfeito, além de ser a maior aliada dentro do mercado da construção civil. Ela pode ser utilizada por construtoras, investidores, incorporadores, projetistas, executores e até o consumidor final. 

Seus benefício, contudo, são mais extensivos. Com a obra modulada em BIM, pode-se chegar a um nível de informação pós-obra. Isso possibilita trabalhar com mais eficiência, controle e planejamento no uso e na manutenção do prédio, que terá informações precisas sobre equipamentos, fabricantes e tudo referente às instalações prediais (facilities). 

Onde posso implementar a metodologia BIM? 

A BIM é um modelo sobre o qual se desenvolvem os softwares que dão suporte à engenharia e à arquitetura. Por meio de camada de informações, é possível organizar e sistematizar dados para acessá-los de forma imediata e correta na concepção e execução dos projetos.

Sua aplicação é ampla e variada. Os projetos podem variar em função da complexidade da edificação. Mas as áreas principais são arquitetura, estrutural e instalações, onde várias disciplinas são atendidas como:

● Elétrica; 

● Hidráulica; 

● Telecomunicações; 

● Climatização; 

● Preventivo de incêndio e SPDA; 

● Automação. 

A metodologia BIM não se resume a um software de gestão. Ela é, antes de tudo, um modelo de virtualização da obra, sobre o qual é possível estudar todas as camadas de informação para fazer um gerenciamento integrado e mais eficiente do projeto. 

Como se deve aplicar a metodologia BIM?

A estratégia adotada na metodologia BIM se desdobra por todos os aspectos da obra, até mesmo com o gerenciamento de equipe, coordenando e supervisionando a ação de todos que ocupam os postos em um projeto de construção civil. 

É importante ressaltar que isso propicia que se cumpra a previsão financeira determinada no orçamento feito inicialmente, evitando que sejam necessários novos investimentos ou mesmo haja desperdício de recursos. 

Ou seja, a gestão de obras não se trata apenas de organizar processos burocráticos, mas de garantir, de fato, o sucesso de cada projeto, sendo assegurado de que cada etapa tenha o melhor planejamento e execução possíveis. 

Desta maneira, a gestão se aplica no direcionamento do projeto ou obra em questão, em como as decisões devem ser tomadas para que se atinjam os objetivos específicos e gerais do serviço prestado. 

É por isso que a metodologia BIM é muito mais completa do que a visualização 3D ou um software: se trata de um novo conceito para construção civil, que integra empoderamento ao projeto e facilita todo o fluxo de execução e gestão da obra. 

Ao ser aplicada nas obras industriais, a metodologia BIM permite que a construção virtual da obra seja feita de forma integrada e colaborativa com as informações pertinentes durante todo o ciclo de vida da obra, desde a concepção do projeto até as demandas do pós-construção. 

Siga a Guarnieri nas mídias sociais para saber mais sobre obras industriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *