Digital Twins na Construção Civil

Você se pergunta sobre as novas estratégias e novidades digitais que cercam o mundo da construção civil? Deseja aprofundar seu conhecimento sobre o uso da tecnologia na engenharia? Então conheça os digital twins, a tecnologia que está transformando o mercado.

Continue lendo este artigo para compreender mais sobre sua aplicação na construção civil.

O que são digital twins?

Primeiramente, vamos entender a expressão digital twins. Originado do inglês, ela pode ser traduzida como “gêmeos digitais”, o que define bem o seu significado.

Os digital twins são versões virtuais de projetos e sistemas da vida real, mas o conceito vai muito além disso. Assim como a inteligência artificial e o uso da metodologia BIM, os gêmeos digitais oferecem maior desenvolvimento às obras.

Ao coletar os dados do projeto do mundo real, através de scanners 3D e outros dispositivos, eles fazem uma cópia no mundo virtual. E essa cópia se torna a representação exata, sendo capaz de simular os mesmos desempenhos e funções do original.

Imagine que você pode construir o projeto de um prédio (que existirá no mundo real) no mundo virtual. E que, nesse projeto digital, seja possível fazer todos os testes e explorar todas as ideias que você deseja.

É exatamente isso que os digital twins promovem: o aumento da eficiência e das possibilidades da engenharia, além da diminuição dos riscos.

Os digital twins têm espaço na construção civil?

Sem dúvida alguma! Inclusive, os gêmeos digitais estão sendo cada vez mais procurados. É esperado que, nos próximos anos, seu uso aumente ainda mais dentro da área de construção civil e engenharia.

Um dos maiores motivos para isso acontecer é o avanço da tecnologia, como a análise de dados, a internet das coisas e, como citamos anteriormente, a inteligência artificial.

Com qualquer dispositivo com acesso à internet, a equipe pode checar os dados da versão digital do projeto. Além disso, também é possível analisar esses dados de modo que dê para prever os próximos desempenhos.

Ao obter essas informações, há a opção de realizar testes no gêmeo digital, até encontrar resultados que sejam satisfatórios para a equipe.

Ou seja, é possível fazer simulações e encontrar soluções adequadas aos problemas de engenharia e construção civil no gêmeo digital e intervir, posteriormente e com precisão, na obra em si.

E quais são os benefícios de aplicar o digital twins nas obras?

Ainda está em dúvida se os digital twins são interessantes para o nosso mercado? Anota aí alguns dos benefícios da implementação dessa tecnologia:

  1. Domínio sob o projeto: com o digital twins, você terá liberdade para testar uma infinidade de materiais, estruturas, ambientes e circunstâncias sem medo dos riscos, afinal, é um ambiente virtual de que estamos falando.
  2. A possibilidade de prever os resultados: a tecnologia é capaz de apontar os problemas da sua obra antes que eles sejam passados para o mundo real, ou seja, antes que você tenha prejuízo.
  3. Protótipos de obras que ainda não existem: quem disse que a sua obra já precisa estar encaminhada? Com o uso de digital twins, basta inserir os dados que estão em planejamento e ele te dará ideias que vão ajudar na construção da obra.

Aplique os digital twins na sua obra

Quando o assunto é melhorar os processos nas obras industriais, a Guarnieri está sempre de olho nas últimas novidades. Como você viu neste artigo, os digital twins já estão impactando muito no planejamento e desenvolvimento das obras.

Usando a tecnologia a favor das construções, nós pensamos em todos os detalhes para tornar a sua obra ainda mais bem-sucedida.

Siga nossas redes sociais para saber mais sobre a gestão de obras de grande porte e entre em contato para contratar nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *